Filme tempo moderno: charles chaplim
Qual a relação entre a engenharia de produção atual com a engenharia de produção do filme: Tempos Moderna; Charles Chaplim?
O sistema visto no filme era produção empurrada ou modelos de tempos e movimentos, onde o tempo para fazer qualquer parte do processo era calculado pelo ritmo do dono e os trabalhadores desenvolviam somente aquele papel sem oportunidade de melhorar o sistema.
Com a evolução dos estudos e aperfeiçoamentos das empresas, notou-se que poderia fazer mais com menos, ou seja, mais produção com menos trabalhadores, surge à necessidade de reinventar a produção.
O que se observa na maioria das empresas são plantas totalmente automatizadas, prontas para desempenhar funções que demandariam muitos trabalhadores, tempo de fabricação e de montagem. Para que tudo isso funcionasse seria preciso que os trabalhadores fossem capacitados e estivessem aptos a operar esse novo modelo de planta.
A engenharia atual trouxe crescimento para todo o mundo, aumentado as riquezas internas das empresas e proporcionando um maior ganho por parte do trabalhador, o qual, teve que ir em busca de formação profissional e a desenvolver novas formas de gestões com a principal finalidade de colocar seu produto em destaque, afinal em meio a tantos produtos similares o cliente vai optar, na maioria da vezes, por aquele que oferecer uma maior qualidade tecnológica com valor agregado.
Um ponto fundamental que a nova engenharia vem buscando é o relacionamento com a comunidade e as questões ambientais.
Mas apesar de todos os esforços para mudar esse quadro, ainda existem sistemas que são como o filme demonstra, principalmente nas empresas familiares, que insistem em utilizar o modelo mecanicista, deixando de dar ênfase nas pessoas.
O que se observa é que essas empresas estão com seus dias contados, pois uma empresa deve trabalhar como um time de futebol, ou seja, sempre