filme resumo
O filme retrata muito bem o abandono social e as condições da educação no interior da China moderna, onde crianças são obrigadas a abandonar a escola para trabalhar e ajudar a família. O filme Nenhum a Menos nos remete a refletir sobre como a educação evoluiu, mas infelizmente não para todos, pois ainda existe muita defasagem no ensino, escolas com realidades semelhantes a do filme.
O bom educador não precisa ter os melhores recursos para auxiliar seus alunos no processo de ensino aprendizagem, basta ele ter criatividade e amor pela profissão e pelos alunos. É óbvio que os recursos que existem hoje ajudam bastante, mas não é a única maneira de dar uma boa aula.
Ser educador é carregar uma grande tarefa, mas muito importante também, pois através desse profissional que uma criança construirá seu saber, seus conceitos, por isso é uma profissão de tão grande importância e responsabilidade.
É possível concluir ao assistir o filme que conhecer os alunos, a realidade de cada um, das famílias e da comunidade é de suma importância, pois partindo desse conhecimento o educador poderá aprofundar sua aula, tornando mais atrativa, mesmo com poucos recursos, dando valor ao material que possui, além de poder auxiliar seus alunos de acordo com a realidade deles, com o que realmente é útil para a vida deles.
1ª. Fase
Assistimos ao filme: Nenhum a menos. Diretor: Zhang Yimou. Columbia pictures, 1999.
2ª. Fase No filme “nenhum a menos”, a escola é muito precária e funciona como casa e escola, onde as crianças ficam em tempo integral, ate mesmo dormem, improvisando camas com as carteiras que usam durante o dia. O filme retrata muito bem o abandono social e as condições da educação no interior da China moderna, onde crianças são obrigadas a abandonar a escola para trabalhar e ajudar a família, ou ajudar o estado, como no caso da garotinha que por sua sabida habilidade de corrida é