Filme preciosa x melanie klein
Preciosa não recebe cuidados da mãe que se comporta como um algoz em sua vida, logo a mãe dela pode ser vista como o seio mau. Dela Preciosa só recebeu objetos maus o que fez com que sua autoestima ficasse extremamente rebaixada. Quando ela encontra a professora Blue Rain(que representa o seio bom) ela recebe afeto e cuidados, que inclusive melhoram sua autoestima, pois ela passa a introjetar objetos bons. É a partir desse encontro, e das aulas de reforço da alfabetização, que Preciosa começa a ganhar a sua voz.
Os mecanismos de defesa que ela usa para sobreviver a essa situação de carência afetiva e abusos são as fantasias onipotentes e idealizadas, onde ela é sempre famosa, amada por todos, feliz...desse modo defendendo-se da frustração da realidade em que vive.
Para ela o ´´eu ideal´´ era ser uma adolescente branca, loira e magra, sendo assim que ela se imagina quando se olha no espelho. Ou seja, ela projeta um ideal que está totalmente fora de seu alcance e também fora do alcance de sua mãe.
Quanto ao complexo de Édipo, Preciosa se ´´casou´´ com seu pai e tendo seus filhos, portanto não sofreu a castração. Por essa razão ela não consegue estabelecer relações amorosas com um outro, embora ela muito o desejasse.
Em sua relação com a mãe Preciosa é extremamente submissa, isso pode ser explicado pelo medo de perder o amor de sua mãe, que apesar de ser sempre má com ela, Preciosa sempre tenta agradar. Preciosa só consegue enfrenta-la quando ela mesma se torna mãe de seu 2º filho, que diferente da sua menina, portadora de Down, é uma criança onde ela projeta desejos de felicidade e esperanças (que seu filho seja muito inteligente, por exemplo) E quando sua mãe tenta machucar a criança, há o momento de ruptura da relação porque ela age como a mãe boa, que protege o bebê da pulsão de morte vinda do comportamento da mãe