filme olga
Em sua rotina de trabalho ele enfrenta sérios problemas, tanto com as famílias das crianças, quanto com o governo municipal. Dentre as dificuldades que ele encontra com os familiares das crianças estão, a falta de pagamento devido o desemprego, a falta de tempo de alguns pais para levar seus filhos à escola, a falta de interesse das famílias em educar suas crianças, além de problemas de infraestrutura familiar, tais como, más condições de moradia, de alimentação, a falta de afeto, e até problemas de incesto e agressão.
Nesse contexto, o professor e diretor, se envolve terminantemente com os assuntos da comunidade e solicita a todo momento auxilio da Assistência Social para que esta solucione as dificuldades familiar que afetam diretamente às crianças e seu aprendizado. Porém, é nesse momento que ele se depara com a negligência do governo municipal da cidade. Nesse ponto ele enfrenta dificuldades, tais como, a burocracia dos serviços, as altas demandas da assistência social que tem um número limitado de profissionais, a retenção de verbas direcionadas para a merenda dos alunos, a falta de infraestrutura da escola, entre outras.
No decorrer dos acontecimentos, uma família encontrava-se em uma situação crítica. O pai da família estava desempregado e em decorrência dos atrasos e dívidas, estava há oito meses sem energia elétrica, em pleno inverno, além disso, a mãe era alcoolista e não tinha como alimentar suas crianças, uma menina que freqüentava a escolinha e um bebê. Não agüentando mais vê suas crianças passar fome e frio e não achando auxilio do governo e da assistência social o pai da família mata seus filhos e sua esposa e logo depois se suicida.