Filme Invictus
Depois de passar 27 anos preso, num período de 4 anos após obter a liberdade , Mandela Se tornou presidente da África do Sul com a missão de encarar o fim do apartheid e acomodar os anseios da maioria negra da população e, ao mesmo tempo, mostrar à minoria branca, dominante, que ela não seria negligenciada no novo arranjo político.
Até hoje um abismo social, cultural e linguístico ainda separa brancos e negros sul-africanos, mas a solução momentânea encontrada por Mandela - que acabou permitindo que seu governo prosperasse - foi certeira para agradar a todos: transformar o rúgbi, sem descaracterizá-lo, também num esporte para os negros.
Mandela deve governar um país cuja uma parte da população não o quer lá. Essa é a sua principal preocupação, não por conta da sua imagem ou de sua popularidade, mas porque aquilo mostra a desunião de seu país. Antes de tudo ele quer uma única nação.
Para isso ele conta com a ajuda do capitão do time, Pienaar, que serve como intermediador entre os desejos de seus comandados e do presidente. Mandela chega a entregar para o capitão, um poema chamado Invictus, que o ajudou a enfrentar todos os anos que passou na prisão. Então a África do Sul passa de um time desacreditado que chegou a final do campeonato mundial para disputar contra um time tido como muito superior. O projeto era esse, transformar um time perdedor e desacreditado em um time campeão, levar a disputar um campeonato mundial para unir as pessoas, brancos e negros em comemoração com ganho do título.
Sem duvidas o filme mostra uma história de superação magnifica, pelo fato de Mandela ter ficado preso 27 anos e depois ter forças e motivações para governar o país que o aprisionou.
Eu acredito que esse filme tem como objetivo, não só contar a história de superação e a conquista de um governo bem sucedido em um país, mais sim abrir os olhos de milhares de pessoas para esta questão racial pertinente que existe até hoje no