Filme Invictus
O filme “Invictus” aborda liderança, coaching e como um esporte, no caso o rugby, conseguiu unir uma nação, a África do Sul. O país vivia o “apartheid”, um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994, em que os direitos da grande maioria dos habitantes, negra, foram reprimidos pelo governo, formado por uma minoria de brancos.
Com a vitória de Nelson Mandela para a presidência, muitas pessoas brancas, que trabalhavam para o antigo governo, viram seus cargos ameaçados pelo fato de o novo presidente ser negro, pensando em uma possível vingança, mas o objetivo do novo líder era diminuir a segregação racial do país e ter uma nação unida.
Mandela utilizou o rugby para tentar amenizar as diferenças que separam negros e brancos. O time da África do Sul era um dos piores do mundo e todos os negros torciam contra ele, independentemente contra quem ele fosse jogar. Os brancos estavam revoltados com o fim da separação e não se imaginavam vivendo em um mesmo espaço com os negros.
A narrativa mostra a maneira como o ex-presidente da África do Sul, conseguiu unir um país separado socialmente e economicamente pela divergência racial. A sagacidade de Mandela em unir uma paixão nacional à política é destaque no filme. O esporte foi responsável por expressivas mudanças na sociedade sul-africana, tornando-a mais homogenia e quebrando barreiras estabelecidas por anos.
É interessante ver como o presidente Mandela leva o jovem capitão da equipe de rugby a refletir sobre o seu modelo de liderança no time. A motivação dos jogadores, que mantiveram o foco, foi decisiva para o que a equipe alcançasse o objetivo que era chegar à final da Copa do Mundo.
Mandela uniu uma nação e deixou importantes ensinamentos que podemos agregar a nossa maneira de agir nas atividades do cotidiano. Como mensagem final, o filme também traz outros pontos como:
Planejamento Estratégico, plano de Ação, lealdade, espírito de equipe, comprometimento, gestão, foco, negociação.
Mandela passou