Filme Germinal
PERÍODO: MATUTINO
TURMA: A
MONITOR: PEDRO HENRIQUE
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
E
O PROLETARIADO
CAMPUS CENTRAL
PUC-CAMPINAS
2011 (PRIMEIRO ANO)
O trabalho acerca do file Germinal e o capítulo XVI do livro “A história da Riqueza do homem”.
Organização em três etapas:
Introdução.
Desenvolvimento – Análise do filme, resumo do texto e relação entre filme e texto.
Conclusão – relação entre filme, texto e atualidade.
Trabalho produzido indivdualmente por Guilherme Olecio Luiz Aguiar.
1 - Introdução:
Relatório que tem por finalidade elaborar textos acerca do filme “Germinal” e o capítulo XVI do livro “A História da Riqueza do homem” que abordam a condição dos trabalhadores das indústrias (o filme, especificamente, dos trabalhadores franceses do séc. XIX) e os movimentos grevistas que houve. A primeira parte tratar-se-á de relatos analíticos sobre o filme e suas estruturas essenciais que formam a obra, abordando suas características, ideias, história, ambientação e citações, para depois desenvolver associações com outros itens do trabalho.
A partir da análise do filme, constarão informações do texto “A semente que semeais, outro colhe”, capítulo XVI de “A História da Riqueza do homem” de modo sucinto, resumindo-se às informações relevantes quanto às questões tratadas no filme. O resumo é composto por elementos que descrevem a vida do trabalhador das minas de carvão e como eram as visões divergentes entre patrões e empregados em relação ao mesmo assunto, culminando em uma luta de classes.
Após analisar o filme e produzir um resumo do texto, a terceira parte do desenvolvimento do relatório consiste na relação entre texto e filme, considerando suas abordagens, ideias expostas relevantes ao tema, relação entre o operário e patrão que ambas as obras demonstram e os movimentos e lutas também desenvolvidos.
A conclusão do relatório trata-se, essencialmente, uma grande relação entre a situação do operário