Filme "Germinal" Resenha
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS sociologia II LUCINEIDE VIEIRA E LIMA
Rio Branco/Acre dezembro de 2013 lUCINEIDE vIEIRA DE LIMA sociologia iI
Trabalho referente a uma resenha sobre o filme GERMINAL e o poema O MANISFESTO, referente a parte da nota da N2
Prof.ªME.Leticia h. mamed rio branco/acre dezembro/2013 Sobre o filme “GERMINAL” pode-se dizer em primeiro lugar que é um filme que meche com as emoções humanas, que desperta sentimentos e revoltas. E o poema “O MANIFESTO” aborda consigo uma visão que de certa forma se encaixa na mesma do filme, e traz também o trabalhador independente das suas condições de trabalho que ele está lá apenas para dar lucro.
O filme aborda a exploração sofrida dos trabalhadores das minas de carvão, a exploração e trabalho infantil, as péssimas condições de trabalho, a pouca remuneração, a insuficiência alimentar e as baixas condições de saneamento básico.
É evidente que existe uma insatisfação social presente na vida dos trabalhadores, que a tal é despertada com a chegada de um homem desempregado que chega na comunidade em busca de um emprego, consegue o serviço de operário na mina de carvão, e então começa a sofrer pelas péssimas condições de trabalho, e começa a questionar as condições há que eram submetidos. Começa então a insatisfação, que cresce e toma uma grande proporção levando os trabalhadores a uma mobilização, dando início a uma grande revolta, acarretando muitas mortes e tragédias, sendo que, não conseguiram obter muitos resultados positivos, a fome acabou falando mais alto, e todos tiveram que retornar as mesmas condições de trabalho.
O poema é como se o autor estivesse assistindo o filme , e quisesse passar a sua opinião sobre aquele momento que ocorria, existem fragmentos do poema que se encaixam perfeitamente ao filme , quando no poema refere-se a “mas se a