Filme Com Mérito
Resumo sobre o filme:
Monty é um estudante de graduação de Administração Pública da Harvard que está prestes a se formar. Ao desenvolver seu trabalho de conclusão de curso, seu computador quebra e ele possui somente uma cópia impressa de seu trabalho. Para evitar o retrabalho, Simon vai tirar mais cópias impressas, só que no caminho tropeça e derruba seu trabalho no porão de um prédio.
Neste porão vive Simon, um mendigo, que pega o trabalho de Monty e chantagea: para cada favor recebido, ele lhe entregará uma página. Por ser a única cópia de seu trabalho, Monty aceita e inclusive o abriga em sua república; uma relação que de início foi forçada, mas que aos poucos foi se transformando em amizade.
Após um tempo, Monty descobre que Simon está doente e prestes a morrer, e o mendigo começa a rever os erros de sua vida; e ensina a Monty, um aluno completo de graduação, coisas que realmente interessam na vida, como amizade e a convivência com as pessoas; e não trabalhos, papéis, etc. De início, Monty via Simon somente como um mendigo, alguém sem importância e após o convívio foi revendo seu conceito ou seu pré-conceito sobre ele.
Pontos relevantes acerca do filme:
•
Simon e sua busca pelo reconhecimento: O mendigo buscava reconhecimento social, e ao propor as trocas, a chantagem ao Monty, Simon buscava atenção, respeito e queria ser percebido pela sociedade com um ser humano, que possui direitos e merece ser reconhecido.
•
Mendigo culto: Simon possuía cultura considerável, no entanto não era suficiente para a sociedade o tratar como tal. Por não possuir status social relevante e por ser morador de rua, não podia entrar na biblioteca para estudar e não era bem visto em determinados locais.
•
Julgamento pelas aparências: Monty, assim como muitos fazem, julgam pelas aparências, pela vestimenta. Caso esteja apresentável, é uma pessoa de boa índole. No entanto, é necessário enxergar além, apesar de mendigo, morador de