File26

342 palavras 2 páginas
* Utilizando a estrutura de repetição PARA
Uma breve introdução à estrutura de repetição PARA
Sintaxe:
PARA variavel Valor ATÉ ValorFinal FAÇA
{
AQUI VÃO OS COMANDOS A SEREM EXECUTADOS Obs: as chaves utilizadas nesta sintáxe são mais uma forma de se escrever Comentários (comentários em BLOCO), isto é, tudo o que está Entre as chaves não é interpretado como código e sim como texto.
}
FIMPARA
Entendendo a sintáxe: O PARA é uma estrutura de repetição incondicional, isto é, uma vez iniciada será executada quantas vezes estiver estipulada no intervalo entre variavel e valor final. Vejamos:
PARA i 1 até 100 faça Escreva("Este laço será executado 100 vezes")
FIMPARA

Note que, para a utilização desta estrutura devemos utilizar uma variável inteira, que deve ser declarada como tal, na área de declaração de variáveis do Algoritmo. Assim sendo:
Algoritmo Exemplo Declare i: inteiro
PARA i 1 até 100 faça Escreva(?Este laço será executado 100 vezes?)
FIMPARA

FimAlgoritmo
Veremos mais sobre a utilização desta estrutura em outros exemplos.
Resolução do problema proposto com a estrutura PARA
Algoritmo Pesquisa Declare Nome, EstCiv, TimeQTorce, Origem: texto Sexo: caracter i, Idade, contMulher, contMFilhos, ContTPalmeiras: inteiro //início do algoritmo

ContMulher 0 ContMFilhos 0 ContTPalmeiras 0

PARA i <-- 1 ATÉ 3000 FAÇA escreva('Digite um nome: ') leia (nome) Escreva('Digite a idade: ') leia(idade) Escreva('Digite o Sexo (F para Feminino, M para Masculino):
')
leia(Sexo) Escreva('Digite o Estado Civil (Solteiro(a), Casado(a): ') Leia(EstCiv)

SE (sexo = 'F') or (sexo = 'f') ENTÃO ContMulher ContMulher + 1 SE EstCiv = 'Casada' ENTÃO Escreva('Digite o Numero de filhos: ') Leia(NumFilhos)

Relacionados