Figuras reconhecidas como precursor(as) da Enfermagem pelo cuidado que prestaram a pobres e doentes
Segue abaixo, algumas das figuras reconhecidas como precursor(as) da Enfermagem pelo cuidado que prestaram a pobres e doentes.
Nome do precursor(a)
Pessoas que cuidavam
Feitos importantes para a ação do cuidar e para Enfermagem
Santa Hildegarda (1098-1179)
Nasceu em família nobre, adquiriu conhecimentos de Ciências naturais, Enfermagem e Medicina. Escreveu sobre doenças do pulmão, verminose, icterícia e disenteria.
Orientava sobre o consumo abundante de água e a banhos frequentes nos pacientes por aquelas que exerciam papel de enfermeiras.
São Francisco de Assis (1182-1226)
Dedicou-se aos pobres e doentes, servindo especialmente aos leprosos.
Fundou a ordem Franciscana, provocou uma verdadeira renovação do espírito cristão. Embora sua ordem não tivesse o fim específico de formar pessoas para cuidar de doentes, as instituições inspiradas nela realizaram obras de misericórdia, inclusive tratando de doentes, o que de certa forma contribuiu para a consolidação da prática do cuidar.
Santa Isabel de Hungria (1207-1231)
Dedicava-se aos pobres e doentes, especialmente leprosos, ajudando-os em suas necessidades.
Com o apoio do marido, construiu hospitais na Alemanha. Ao enviuvar, tornou-se seguidora de São Francisco de Assis e passou a viver na pobreza. Dava banho em leprosos, limpava feridas, fazia curativos e repartia sua comida com os que tinham fome.
Santa Catarina de Siena (1347-1380)
Cuidava de doentes atingidos por uma epidemia de peste(doença transmitida através da picada de pulga de ratos, contaminadas pela bactéria Yersinia pestis.
Visitava os doentes em suas casas ou procurava-os nas ruas para levá-los ao hospital. Essas buscas ela fazia de dia ou de noite, usando para isso uma lâmpada parailuminar suas caminhadas noturnas. Ingressou para a terceira ordem dominicana para poder se dedicar aos doentes. Em 1372, quando irrompeu a epidemia de peste em sua cidade, já não voltava para casa, trabalhando