Figuras de linguagem
JULIA SARA BERTHOUD E COSTA KEVIN RICHARD FERREIRA ROLA
FIGURAS DE LINGUAGEM
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DA NOTA DO 1º BIMESTRE, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DO 1º ANO B ETIM LOGÍSTICA. PROFESSORA MARIA ISOLINA DE OLIVEIRA SOUZA
PINDAMONHANGABA, 2013
Sumário:
Figuras de Palavra Comparação Metáfora Metonímia Catacrese Sinestesia Antonomásia
Figuras de Sintaxe (ou de construção) Elipse Zeugma Anáfora Pleonasmo Hipérbato Assíndeto
Figuras de Harmonia (sonoro) Aliteração Assonância Paranomásia Onomatopéia
Figuras de Pensamento Antítese Paradoxo Eufenismo Gradação Hipérbole Ironia Personificação Perifrase
Introdução
Figuras de Linguagem
Ao montar um enunciado, um texto, podemos fazer uso da criatividade manifestando novas e inusitadas relações entre palavras e significados, ainda compondo algumas “brincadeiras” na estrutura gramatical. Tudo isso para atingir efeitos estilísticos (figura de linguagem)
Figuras de PalavraComparação simplesÉ a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo (com,como,parecia e etc) e busca realçar determinada qualidade do meio termo (como, tal, qual, assim, quanto etc.) exemplo: "O mar canta como um canário"; "A cidade, adormecida, parecia um cemitério sem fim".
Comparação por símileÉ utilizada para comparar dois elementos que não pertencem à mesma categoria, dependendo do contexto.
Algumas vezes chama-se-a, por simplicidade — e quando não há possibilidade de confusão ideológica — símile, tão-só. Entretanto, trata-se apenas de uso em forma reduzida por sinonímia, não se referindo propriamente a uma nova, distinta, figura de linguagem.Por outro lado, contudo, o termo "símile" pode ser utilizado com significado autónomo: