figuras de linguagem
Professora: Janaína Bonifácio
TRABALHO DE GRAMÁTICA FIGURAS DE LINGUAGEM
Este trabalho tem como principal objetivo mostrar uma boa parte sobre a importância de uma disciplina de nossa linguagem, que são as figuras de linguagem.
As figuras de linguagem é uma disciplina da nossa língua portuguesa que trata do estilo. Também chamadas de figuras de estilo, são recursos que são notados na fala, como também na escrita, serve para dar ao texto uma maior forma de expressão e de emoção e também tem como missão explicar e esclarecer. Esse tipo de linguagem tem muitas qualidades que devemos aprender, como também tem muitos erros que são difíceis de serem evitados. Alguns exemplos de figuras de linguagem são:
PLEONASMO: O pleonasmo é uma figura de estilo que, mal empregada, pode levar o falante ou escritor a repetições desnecessárias da mesma idéia.
CACOFONIA: Os autores mais tradicionais definem cacofonia como sendo o som desagradável provocado pelo encontro de duas ou mais palavras num encadeamento fraseológico.
ECO: O eco ocorre quando usamos palavras com terminações iguais ou semelhantes, de modo a provocar um fenômeno semelhante ao da reflexão do som que chega ao ouvinte depois da chegada do som direto. entre ostros. Uma boa vantagem das figuras de linguagem é que pode-se ter como cultura, pois uma grande parte da disciplina usa-se também na nossa música, e talvez se não fosse usada nas nossas músicas não seria expressado tantos sentimentos e emoções.
Tendo isso como figuras de linguagem, a conclusão é que elas são importantes por dar forma ao texto e expressar emoções através da escrita, então, podemos dizer que elas são uma vantagem para nossa disciplina, e que devem ser mantidos seus significados e os estudos sobre elas para que se aprenda expressar emoções através da escrita e da fala, como também, explicar e esclarece fatos.