Efeito Halo e as meias verdades...
Desenvolvido pelo psicólogo americano Edward L. Thorndike, efeito Halo nada mais é que a associação de características a uma qualidade especifica de um individuo, ou uma primeira impressão que criamos de alguém, e a cada atitude que observamos dessa pessoa aumenta essa primeira característica, vou dar um exemplo para ajudar a compreender.
Vemos isso em comentários nas paginas online de jornais de grande circulação, como esse exemplo do Jornal Valor econômico http://www.valor.com.br/politica/3432640/dilma-educacao-no-brasil-ja-nao-e-mais-para-poucos-privilegiados, onde temos as pessoas que vem as meias verdades do governo Dilma do lado em que ela colocou os mais pobres nas universidades e que não concordam com a opinião que o outro coloca sobre a qualidade do ensino que piorou nos últimos anos.
Agora ti pergunto quem está certo e quem está errado? O efeito Halo ilustra isso por exemplo quem votou na Dilma ou e filiado ao partido ou tem empatia pelo PT, só vai ver as coisas boas que eles fizeram nos seus anos de governo, mas o efeito halo mostra justamente isso não olharmos os eventos isolados para falar se algo e bom ou ruim. O mesmo serve para quem só mostra as coisas ruins do governo para avaliar o todo como uma coisa ruim.
Vemos que criamos meias verdades em nossas mentes para justificar por que gostamos de alguém por que uma pessoa e legal e outra não por que nosso chefe e um corno, nosso professor de matemática um idiota, e vemos que ninguém e perfeito ou totalmente ruim, seu chefe corno, provavelmente tem alguém que gosta dele.
Esse não é um artigo científico, Sim uma opinião sobre o assunto do Autor Lucas de Lima Silva
Disponível em:http://nomundodelucas.blogspot.com.br/