Figuras de Linguagem
Data: 24 de março de 2014
Série: 1º B Curso: Informática
Matéria: L. Portuguesa Pro ª: Ana Maria de Souza C Silva
Dupla:
Nesta pesquisa será analisada a importância de uma das figuras de linguagens, procurando demonstrar a importância de seu conhecimento, bem como sua relevância nos textos literários, os quais os tornam mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos. Figuras de linguagem são estratégias literárias que um escritor pode aplicar em determinado texto com o objetivo de fazer um efeito determinado na interpretação do leitor, são formas de expressão que caracterizam formas globais no texto. Elas podem se relacionar com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.
Metonímia
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:
1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
2 - Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)
3 - Símbolo pelo objeto simbolizado: Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)
4 - Lugar pelo produto do lugar: Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.)
5 - Efeito pela causa: Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
Existem dois tipos de metonímia: a Antonomásia e a Sinédoque.
● Quando designamos uma pessoa pelos seus atributos ou por referências a circunstâncias em que se envolveu, estamos fazendo uso da antonomásia. Essa figura de linguagem é muito utilizada nos textos escritos e falados.
Veja alguns exemplos de antonomásia muito comuns no cotidiano:
“O repórter de Canudos” – Euclides da Cunha. “O engenheiro da palavra” – João Cabral de Melo Neto. “O rei do cangaço” – Lampião. “O rei do pop” – Michael