Ficheiro de Imagem
Imagens vectoriais, tais como as que são criadas no Freehand™ ou no Adobe Illustrator™, são feitas a partir de rectas e curvas chamadas vectores. Por exemplo, num programa vectorial desenha-se um círculo azul com um raio de três centímetros num determinado ponto da página. Pode-se, a partir daí, redimensioná-lo ou alterar a cor do círculo; o programa terá sempre como referência a forma em si. Os programas de desenho vectorial são preferencialmente utilizados quando se trabalha com tipos (fontes de letra) e desenhos expressivos, tais como logotipos, os quais requerem linhas nítidas e claras independentemente da escala a que são reproduzidos.
Imagens rasterizadas, tais com as que são criadas no Adobe Photoshop, consistem numa grelha, ou raster, de pequenos quadrados conhecidos como pixels. Por exemplo, numa imagem rasterizada, uma bola azul com três centímetros de raio no canto superior direito da página é feita a partir de um conjunto de pixels com essa localização, coloridos de forma a dar a aparência de uma bola. O programa simplesmente referencia os pixels numa grelha específica. Quando se trabalha com imagens rasterizadas, criam-se grupos de pixels, e não tanto objectos ou formas. As imagens rasterizadas são adequadas ao trabalho com imagens de tons contínuos, tais como fotografias ou imagens criadas em programas de pintura. Uma vez que as imagens rasterizadas dependem da resolução, podem aparecer com irregularidades nos contornos e perder detalhe quando forem rasterizadas num scanner ou criadas a uma baixa resolução (72 ppi, por exemplo) e impressas posteriormente a uma maior resolução.
Como os écrans de computador funcionam com base numa grelha de pixels, tanto as imagens vectoriais como as imagens de pixels são