Fichas de aquecimento e desaquecimento
WEINECK (1941) afirmou que aquecimento corresponde a todas as medidas, que antes de uma carga esportiva, seja para treinamento ou competição, servem para a preparação deum estado psicofísico e coordenativo-cinestésico muscular ideal, assim como para a profilaxia de lesões.
O objetivo do aquecimento vocal é preservar a saúde do aparelho fonador. Além disso, este procedimento também permite a coaptação adequada de mucosa, maior flexibilidade das pregas vocais, aumento da habilidade ondulatória da mucosa, maior intensidade e projeção do som, bem como melhores condições gerais para a produção do som como um todo (FRANCATO e outros, 1996).
O aumento da temperatura corporal também age na profilaxia das lesões. O trabalho de aquecimento geral ativo leva a uma diminuição das resistências elásticas e viscosas (reduzindo oatrito interno). A musculatura, da mesma forma que os tendões e ligamentos, se torna mais elástica e capaz de ser alongada.
Segundo este autor, o espaço de tempo ideal entre o fim do aquecimento e o início da atividade, é de 5 a 10 minutos, pois neste tempo a temperatura dos músculos ainda não caiu, mantendo-se assim o efeito completo do aquecimento sobre a capacidade do desempenho esportivo. O efeito do aquecimento se mantém ainda por cerca de 20 a 30 minutos em nível relativamente alto e só depois de cerca de 45 minutos deixa de ser detectável.
Posteriormente SATALOFF (1991), concorda, afirmado que cantores não devem realizá-lo por mais de 30 minutos.
A literatura define que o aquecimento vocal corresponde à realização de uma série de exercícios respiratórios e vocais, cuja finalidade é aquecer a musculatura das pregas vocais antes de uma atividade mais intensa para evitar a sobrecarga e o uso inadequado da voz, ou seja, a ocorrência de um quadro de fadiga vocal (COSTA et al., 1998).
Prokop (1995) enfatizou que os exercícios de aquecimento devem ser divididos em exercícios: Corporais; Massagem