Fichamentos
Distúrbios de comportamento
01
DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Distúrbios emocionais como problemas de aprendizagem. In: Distúrbios da Aprendizagem. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 163-184.
Os indivíduos apresentam uma forma peculiar de ser e viver relativamente estáveis que constituem diferentes padrões de reação e interação com o meio físico e social que se encontram inseridos (personalidade). Há várias teorias explicativas sobre o desenvolvimento da personalidade. A autora salienta (2003, p. 163) que o desenvolvimento da personalidade se deve tanto a genética (hereditário) quanto às aprendizagens adquiridas pelo individuo por meio do contato com o meio físico e social, influenciado pela cultura e a sociedade. Por meio dos nossos comportamentos externamos nossas emoções, sinalizando assim qualquer perturbação que possa ocorrer. Drouet esclarece: “O comportamento também pode ser definido como as diferentes formas de agir frente aos vários estímulos do meio ambiente; qualquer experiência, ação efetiva ou atividade mental, que possa ser observável direta ou indiretamente” (DROUET, 2003, p. 165).
Os comportamentos marcados por irregularidades, que fogem a padrões socialmente desejáveis podem resultar em problemas escolares. A autora aborda em seu texto, os comportamentos perturbados que podem ser classificados em comportamentos deficientes ou déficits e comportamentos excessivos. Discorre brevemente sobre os comportamentos perturbados mais comuns como: autismo infantil, delinquência juvenil, subnormalidade mental, distúrbios psicofisiológicos ou psicossomáticos (obesidade, anorexia, gagueira, tiques, enurese) e comportamentos agressivos e retraídos.
Drouet pondera ainda que os professores devem manter uma relação afetiva com os alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem, estando sempre atentos em suas observações, encaminhando-os a um atendimento especializado, caso seja necessário. Sugere ainda outras ações por parte