fichamentos
Centro Universitário Unieuro - CEBETEC
Curso Técnico em Desenho da Construção Civil
Prof.ª Marianna BittencourtFICHAMENTOS
Nária Feliciana dos Santos França
Matrícula 7780
Turma B
FACHADAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ORTEGA, Artur Renato. O desenho. Possibilidades e impossibilidades do diálogo entre professor e aluno no projeto de alfabetização do projeto arquitetônico : o caso da UFPR. 2013.Tese (Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
BALIERO, César. Desenho Técnico. Disponível em: <http://www.ceap.br/artigos/ART23032011135056.pdf> Acesso em: 23/08/2014.
BRABO, Regina. Leitura e interpretações de Projetos Arquitetônicos. Disponível em: <http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/8/8e/1%C2%BA_ENCONTRO_-_Graf-_CC4_-_APOSTILA_LEITURA_E_INTERPRETAO_DE_PROJETOS_ARQUITETNICOS.pdf> Acesso em: 23/08/2014
As fachadas são as principais vistas (frontal, posterior, lateral direita ou esquerda) da edificação. O objetivo deste tipo de planta é fornecer dados para a execução da obra e antecipar a visualização externa da edificação projetada.
No projeto arquitetônico o projetista irá determinar a quantidade de fachadas necessárias avaliando a partir de critérios tais como: Sofisticação dos acabamentos externos, número de frentes do lote, posição da porta principal de acesso, irregularidade das paredes externas.
Conforme a ABNT na NBR 6492/94 as plantas de fachada devem conter:
Simbologias de representação gráfica conforme prescrita nesta Norma;
Eixos de Projeto;
Indicação de cotas de nível acabado;
Escalas;
Notas gerais, desenhos de referência e carimbo;
Marcação dos cortes longitudinais ou transversais;
Segundo ORTEGA,2013 As elevações têm o mesmo princípio dos cortes, mas irão reproduzir melhor o que o olho físico pode ver sendo assim essencial para apresentação do projeto. IMAGENS:
Figura 1 – Exemplo de Fachada Frontal
Fonte: Página DesignWeb¹
Figura 2 – Exemplo de Fachada