FICHAMENTODENER
2469 palavras
10 páginas
Universidade do Vale do ItajaíCentro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Direito
Disciplina: Ciência Política – 1B Noturno
Docente: Camila Stohrer
Acadêmico: Dener Flores de Oliveira
Ficha de Leitura
1 – Obra em fichamento: BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política - 2.ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo, SP: Atlas, 2005.
2 – “A experiência política é vital para a experiência jurídica na medida em que aquela nutre o direito da legitimidade. Alienar o jurídico do político é o mesmo que determinar fronteiras precisas entre o que é jurídico e o que é não jurídico, e fazer deste último um arsenal de coisas de valor e interesse secundários diante dos formalismos e dos ditames jurídicos.” (p. 19)
O autor afirma que o conhecimento e a experiência da política são essenciais para que a qualidade do jurista não seja duvidosa, o político e o jurídico devem andar de mãos dadas.
2.1 – “Mais do que se pensa, o jurista está próximo do poder. Mais do que se imagina, o jurista está às voltas com questões do poder. Mais do que se suspeita, o jurista influencia nas decisões do poder.” (p. 20)
Neste trecho podemos entender que o jurista tem uma importância enorme pois está ligado diretamente ao poder e influencia de forma ativa em suas decisões.
2.2 – “A ideia do poder não tem nada de abstrata, e sim de sociológica, antropológica e psicologicamente aferível. Isto faz com que o poder esteja presente em todas as formas pelas quais se organizam relações sociais.” (p. 21)
O poder é a chave das relações sociais, ele é real e necessário, com isso podemos afirmar que não existe nenhuma relação social fora do direito.
2.3 – “O direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos.” (p. 22)
O direito nada mais é do que o lado racional do poder, controlando e mantendo a harmonia das relações da sociedade.
2.4 – “Há grande proximidade do jurista com relação ao poder. Ao mesmo tempo, há grande distanciamento do jurista com relação ao