TRABALHO SA DE MENTAL
Terapia de esquema do enfoque dual para transtorno de personalidade e adicção
ALINE DOS SANTOS PAIVA
CEANY LEVEL DA COSTA
MIRIA CARLOS DA SILVA
Descrição do caso
Frank tinha 24 anos quando foi encaminhado para o professor de psiquiatria por seu conselheiro de abuso de substâncias para um protocolo de pesquisa de psicoterapia para pacientes com transtornos da personalidade.
Seu conselheiro o encaminhou por estar frustrado com a grande instabilidade de Frank em um grupo de recuperação após o tratamento, onde estava se esforçando para manter a abstinência.
Frank morava com seus pais e avós em um lar de duas famílias em um bairro pequeno e urbano da classe trabalhadora. Os pais e avós de Frank queriam uma vida melhor para ele e sua irmã e por isso, faziam imposição de padrões rígidos de comportamento. O ambiente familiar não tolerava imperfeição.
Esse ambiente parece ter contribuído muito para o temperamento de emocionalidade negativa, restrição comportamental que Frank apresentava em sua infância. Já sua irmã parecia mais calma e capaz de adaptar à rigidez ansiosa da família.
O desempenho do seu pai no trabalho se deteriorava devido ao alcoolismo, assim, as expectativas de realização da mãe se tornaram mais intensas para Frank e sua irmã.
No início da adolescência, Frank foi atraído por um grupo de garotos que não tinha sendo de padrões rígidos. Com esses amigos usou várias drogas e passou a ter comportamentos delinquentes. Em casa e na escola era um filho e aluno modelo, já nos fins de semana com os amigos uma reputação de ser fora do controle. Começou a ingerir álcool aos 12 anos e a usar maconha aos 14. Atleta de destaque em futebol americano e basquete, formou-se entre os primeiros lugares de sua classe e recebeu uma bolsa de estudos acadêmica para a faculdade. Após aumentou. Pela primeira vez em sua vida, passou a falta às aulas, vindo a abandonar a faculdade após ser novamente preso por vender cocaína e passar um longo