Fichamento
Palavras-chaves: América Latina; Burguesias; Escola; Igreja Católica; Luta de classes; Serviço Social.
Objetivo do autor é mostrar através de fatos histórico a influência da Igreja Católica sobre as primeiras escolas de Serviço Social na América Latina. Procurando apresentar a importância do Serviço Social para manter a ordem, apesar de muitas contradições. E como a Escola Elvira Matte Cruchaga serviu de um modelo para demais escola de Serviço Social na América Latina.
1. Formação profissional e Igreja no Chile: O caso das primeiras escolas
“[...]de grandes mudanças na sociedade do Chile, orientadas à reorganização da base produtiva do país e, por conseguinte, à alteração das relações entre as classes sociais . Fator fundamental neste processo é uma disciplinada classe operária , de clara definição socialista e anarquista.” (p.68) “ Enquanto Alessandri se manteve no poder, equilibrando-se na contradição entre as forças mais conservadora e o movimento popular, a classe operaria experimentou significativo crescimento em sua organização e consciência. Apesar de tenaz resistência dos conservadores ao longo de três anos, Alessandri conseguiu que sua proposta de um código do trabalho apresentada ao congresso em 1921, fosse aprovada pelo o senado, entre outras razões pela pressão de jovens militares. Com este código, o Estado comprometia-se a regular as relações de trabalho, ficando consagrado, por sua vez, o direito do protesto operário.” (p. 69)
“[...]de grandes mudanças na sociedade do Chile, orientadas à reorganização da base produtiva do país e, por conseguinte, à alteração das relações entre as classes sociais . Fator fundamental neste processo é uma disciplinada classe operária ,