Fichamento
1.1 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA LINGUAGEM HUMANA “... É através dela que exprimimos pensamentos, sentimentos; é por ela que expressamos nossa capacidade criadora nas artes; é com ela que somos animais políticos; é através dela que damos significado as coisas”. (p.03)
“Considerando os quatro fatores fundamentais que constituem a linguagem humana: o físico (anatômico, neurológico, sensoriais); o sociocultural; o psicológico (emocionais, afetivos, perceptivos imaginativos lembraças, inteligência); e o linguístico (estrutura e funcionamento da língua). Sem um desses fatores , não haveria equilíbrio psicológico para desenvolver a linguagem”. (p.03)
1.2 CONCEPÇÕES DA LINGUAGEM
“A linguagem está presente em toda a fases evolutivas do ser humano e é por meio dela que eles interagem com o mundo e com o outro, tornando-se seres sociáveis”. (p.04)
“A linguagem era considerada a tradução dos pensamentos”.(p.05)
“O conhecimento da linguagem escrita tornou-se fundamental para o desenvolvimento do registro escrito e transferência do dos conhecimentos acumulados, depois disso o mundo passou a alcançar um mundo antes inacessível pela oralidade”.(p.05)
1.3 INTERAÇÃO VERBAL
“Por meio da linguagem temos a capacidade de interagir socialmente por meio de uma língua, das mais diversas formas e com os mais diversos propósitos e resultados”. (p.07)
“Existem máximas e submáximas da conversação divididas em quatro grandes categorias, quantidade, qualidade, relação e modo”. (p.07)
“Tais máximas devem ser observada pelo falante porque o objetivo a ser atingido e obter uma conversação proveitosa e para isso temos que ser claros e polidos”. (p.07)
CAPITULO 02 - O TEXTO E SUAS IDIOSSINCRASIAS
2.1 - AS VÁRIAS CONCEPÇÕES DO TEXTO
“Não existe uma única definição sobre o que é texto. O conceito de texto possui algumas características que o definem: qualquer expressão linguística que seja superior a uma frase (desde que haja uma integração entre as referidas