Fichamento
RIBEIRO, Cristina B.
RODRIGUEZ, Maria Neide.
Faculdade de Geografia – PUC CAMPINAS.
RESUMO
A cultura caipira não é uma cultura (sociedade) separada das demais em nosso país. Não é uma espécie de cultura separada como a dos índios, ela veio em sua maior parte do colonizador na sua adaptação ao Brasil, sendo de diversas maneiras um modo de pensar, agir e ser do português antigo.
No entanto, os órgãos oficiais do Estado valorizam uma cultura erudita, na educação oficial do país, em detrimento da cultura popular. Essa postura contribui de certa forma para costumes, saberes e tradições consuetudinárias, sejam ignorados como formas autênticas e validas de manifestações culturais.
Palavras chaves: caipira, cultura, modo de vida. ABSTRACT The rustic culture isn’t a culture (society) sepated from the others in ours country. These is a kend of culture as the Indians, it came mostly in their adaptation of the colonist the Brazil, and in many ways a way of thinking, acting and being the former Portuguese. However, the official organ of the state value a high culture, education officer of the country, to the detriment of popular culture. This position contributes some what to costums habitude traditions and costumary know ledge, are ignored as valid and authentic forms of culture. Keywords: rustic, mode of living, culture. INTRODUÇÃO
Resultante da miscigenação entre os colonos portugueses, índios e alguns negros que a eles se juntaram, o caipira emerge na região Sudeste do Brasil; primordialmente, no atual Estado de São Paulo, de onde se expande para o Centro-Oeste através das bandeiras. Após a derrocada da mineração, no final do século XVIII, as populações que se concentravam nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso se dispersam e retomam o modo de vida rústico da antiga população paulista, compondo a cultura caipira (RIBEIRO, 1995).
O homem caipira