Vinho
Gilberto Schwarz
Sérgio Giovani Gemmer
V I N H O
Estrela
2013
SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Objetivos 6 3. Metodologia 7 4. Pesquisa primária 8 5. Pesquisa secundária 11 6. Apresentação dos resultados pesquisados 13 7. Considerações finais 22 8. Referências 23
1. Introdução
Conforme Manfrói (2004), a videira surgiu aproximadamente a cem milhões de anos. Portanto, quando o ser humano apareceu sobre a Terra, há três milhões de anos, a videira selvagem já conquistava seu habitat e enfeitava as copas das árvores, crescia ao longo dos rios ou em pedras, com suas formas, troncos, folhas, cores e frutos. Sendo assim, a videira tem sua origem no Terciário da Era Cenozóica.
Os primeiros produtores de vinho da Idade da Pedra podem ter colhido as uvas selvagens, as amassado, deixado o sumo e os resíduos da uva fermentar em pequenos sulcos nas rochas e bebido antes que o líquido azedasse.
Videiras silvestres cresciam em várias regiões do Hemisfério Norte, especialmente na Europa, na América do Norte e na Ásia. Indícios arqueológicos e botânicos sugerem fortemente que as videiras foram cultivadas pela primeira vez no Oriente Médio antes de 4000 a.C.. Outros estudos apontam a possibilidade de ter iniciado o cultivo até por volta de 6000 a.C., tendo sido encontrados indícios na Geórgia. O homem só pode ter iniciado o cultivo de videiras no período neolítico, quando passou a criar animais, e não só caçar animais selvagens, e cultivar alimentos.
Os primeiros vinhos elaborados eram consumidos logo, caso contrário, se transformariam em vinagre. Era uma grande festa bebê-lo tão logo ficasse pronto. Já nesta época era reconhecido por trazer benefícios à saúde. Os poucos que consumiam vinho todos os dias tinham melhores condições de vida.
Outro fato importante para a disseminação do vinho foi de ele estar associado a divindades específicas ter se tornado