FICHAMENTO
TEMA DE PESQUISA: DIFICULDADES ALBABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E FONOLÓGICA
ARTIGO: A TERAPIA EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE
ALFABETIZACAO
UBERLÂNDIA/ 2015
Primeiro Fichamento.
Referência:
PAULA, G. R.; MOTA, H. B.; KESKE-SOARES, M. A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 17, n. 2, p. 175-184, maio-ago. 2005.
Resumo:
O artigo tem como fundamento ressaltar a importância do tratamento da criança no seu processo de alfabetização, onde é trabalhado sua fala e escrita. O mesmo relata pesquisas voltadas para o desenvolvimento do assunto onde é considerado vários pensamentos significativos, onde é colocado sobre o tema citado por Morais(1996) que considera um progresso na aprendizagem quando se é trabalhado a leitura e a escrita juntas, Capovilha e Capovilha(2002) junto a programas de intervenção ressaltam tamanha importância fonológica no processo de aprendizagem. Assim o presente artigo teve como objetivo estabelecer e executar atividades especificas em consciência fonológica incluindo a relação entre gráferae fonema.
Problematização:
O tema abordado desafia a abordagem da linguagem escrita e falada andarem juntas á fim da alfabetização se tornar algo com mais sentido atribuido, onde não apenas aprende, mas se entende sobre o como aprender, assim indo contra os métodos da maioria adotada pelas escolas, onde a escrita é algo mecânico sem sentido atribuído, onde não são colocados em prática os processos necessários para a alfabetização.
Método de pesquisa:
A pesquisa apresentada pelo artigo estudado se trata de uma pesquisa quantitativa onde tem como objetivo identificar a presença e medir a freqüência e intensidade de comportamentos, atitudes e motivações de um determinado público- alvo. Ela gera medidas precisas, confiáveis e que podem ser replicadas para o universo