Fichamento
Curso: Serviço Social
Período: 1°Período
Disciplina: Sociologia
Professora: Natalia Ap Morato Fernandes
Aluna: Letícia Silva Ferreira
Data: 14/10/14
Referência: QUINTANEIRO, Tania.; BARBOSA, Maria Ligia Oliveira.; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª edição revista e ampliada. BH: Ed. UFMG, 2003. Capítulo: Introdução
FICHAMENTO:
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX na Europa, mas se iniciou a parti do século XVI com as transformações econômicas, políticas e culturais, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. O racionalismo, o empirismo e o iluminismo são pensamento que estabeleceram os alicerces para a Sociologia.
O capitalismo deu inicio as transformações do artesanato, para as máquinas e indústrias, originando a produção acelerada, resultando em grandes lucros, e muita mão-de-obra disponível e barata. Influenciou também as relações sociais, dividindo-as em duas classes, a dos proprietários e dos operários.
As Primeiras Sociologias: Ordem, caos, contradições, evolução. Os pensadores conservadores: Edmund Burke, Joseph de Maistre e Louis de Bonald, criticavam as sociedades, consideravam que o caos e a ausência de moralidade e solidariedade eram frutos do enfraquecimento das antigas institucionais.
Para Saint-Simon (1760-1825), pensador da Revolução Francesa, tinha uma visão inovadora para atingir o progresso, seria necessário aliar a produção material, a divisão do trabalho e a propriedade. Já no fim de sua vida, ele percebeu que havia sim, conflitos entre patrões que exploravam seus operários. Auguste Comte (1798-1857), para muitos ele e o pai da Sociologia, foi ele que criou a palavra Sociologia, Comte mostrava a sociedade que precisava de uma ciência estruturada para que construa uma ideia positiva, conhecer as leis sociais para poder prever racionalmente os fenômenos e agir com eficácia. Ordem e progresso-