fichamento
Glayce Kelly Souza Santos. R.A: 2485704563
Fichamento
Sumaré/SP
05/2015
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Glayce Kelly Souza Santos. R.A: 2485704563
Fichamento
Trabalho apresentado com exigência da disciplina de Fundamentos filosóficos, ministrada pela professora Aline Caprera.
Sumaré/SP
05/2015
Aranha, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna 2006, 3ª edição. Epistemologia é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações.
A epistemologia divide-se em duas tendências: o empirismo e o racionalismo.
No empirismo o conhecimento é baseado na experiência. Lucke dizia que o conhecimento começa após a experiência sensível. Para isso destacam-se duas idéias, a sensação (modificação feita na mente por meio de sentidos) e a reflexão (percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre).
Racionalismo, o conhecimento se encontra na razão. Descartes usava a razão para provar a própria existência. Através dessas tendências, surgiu o naturalismo onde acrescentava-se o método experimental e da matematização nas ciências como a sociologia, a psicologia e a economia.
Pavlov, em suas teorias, afirmava que a aprendizagem se dá através do reforço positivo e o reforço aversivo.
Para medir os níveis de dificuldade do aluno, Skinner desenvolveu a teoria do condicionamento instrumental, onde era entregue a criança um texto com espaços em branco para a mesma preencher, segundo seus conhecimentos.
Nesse período surgem também os interacionalistas e os construtivistas que tinham por meta superar as tendências aprioristas e empiristas. Destacavam-se Jean Piajet, Paulo Freire, Vygotsky, Gramsci, Wallon, dentre outros.
Jean Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética onde afirmava que o desenvolvimento da inteligência ocorre através de estágios sucessivos caracterizados no processo evolutivo e construtivista.
Minha