Fichamento
Disciplina: AUTH 101
Professor: Ana Paula Koury
Fichamento Auth
Tipo de Base: Livro
Assunto: Sergio Buarque de Holanda. “O semeador e o Ladrilhador”
Referência bibliográfica completa:
Sergio Buarque de Holanda. (1936). Raízes do Brasil. Ed. José Olympio, 1971.
Resumo:
O Semeador e o Ladrilhador, o qual traz um estudo sobre a importância das cidades, retratando sua subordinação ao campo, visto que foi estabelecida uma economia agrária. Alude, ainda, à questão das bandeiras, que possibilitaram a interiorização do território brasileiro, à sujeição da Igreja ao Estado, à vida intelectual, tanto do Brasil como da Espanha e à variação linguística, sobretudo em São Paulo.
Sergio Buarque de Holanda analisa a colonização espanhola e portuguesa da América através de uma analogia entre um semeador e um ladrilhador. O semeador representa o colonizador português que, ao chegar ao Brasil, não demonstra esforços de colonização no sentido de desenvolver na colônia uma extensão do império português; apenas joga suas sementes ao vento, de forma aparentemente “desleixada”. Trata-se apenas de um local para exploração, de passagem, sem grandes necessidades de investimentos ou desenvolvimento de infraestrutura; não havia intenção de aqui constituir raízes.
Que dirá então das universidades espanholas? Se não são provas contundentes do apego a terra e colonização como extensão do estado espanhol? É interessante analisar que o colonizador espanhol – como ladrilhador, meticuloso em seu trabalho – se estabelece no interior da colônia, buscando um clima mais semelhante ao europeu; ao contrário do português, que permanece no litoral, como que afirmando o caráter mercantil na facilidade para o escoamento do fruto de sua exploração. Talvez, pelo fato dos espanhóis não possuírem verdadeira unidade como os vizinhos lusitanos, essa característica de ladrilhador de “amor exasperado à uniformidade e à simetria” surja como “resultado da carência de