Tecnologia sustentavel cozinhas
Orgânicos, funcionais, integrais, biodiversidade, certificações e outras condições de procedência são opções hoje para deixar um menu, um cardápio ou uma receita mais amigos do meio ambiente na alimentação servida no prato.
Porém, para chegar até a mesa do cliente o preparo em restaurantes, bares, refeitórios, hotéis, caterings e até mesmo em hospitais passa pelo uso de diversos procedimentos e equipamentos que permitem a realização da comida em si: desde a recepção dos ingredientes, planejamento de utilização, conservação, cozimentos e etapas deste conjunto até fazer a apresentação dos alimentos no prato final e a gestão dos resíduos posteriores.
Agora já há disponibilidade no mercado brasileiro de equipamentos e tecnologia capazes também de tornar mais "verde" a infra-estrutura utilizada em cozinhas. E o que é melhor: não só impactam menos no meio ambiente, como também trazem racionalidade e na maior parte das vezes economia de custos nos processos. Há várias situações que até mesmo os equipamentos se auto pagam em poucos meses, pela diminuição de gastos que proporcionam.
Veja abaixo 3 ( três dicas), todas da Linha Innovations da fabricante Topema Cozinhas Profissionais:
01.Recicladora de Lixo Orgânico
Os restos dos alimentos e sobras geram um grande volume de lixo orgânico a cada turno e a cada dia. A proporção deste volume é expressiva, quanto maior o movimento, maior o lixo. A coleta seletiva é precária na maior parte das capitais e grandes municípios brasileiros. A lei dos resíduos sólidos está aí, aprovada. Muitos estabelecimentos vêem-se obrigados a investir altos valores em câmaras de conservação / refrigeração do lixo.
A Recicladora de Lixo orgânico surge como solução excepcional e inventiva: transforma todo o lixo em pó orgânico que é nutriente ao solo. Chega a diminuir em seu processo de reciclagem até 90% do volume do lixo e proporciona este pó como adubo de cultivo e jardins,