Fichamento
Claudia Santos da Silva[2]
Gêner Silva Lima[3]
Maria Aparecida Ferreira Santana Lima[4]
Sidinei Barbosa dos Santos[5]
Silvana dos Anjos Sofiati[6]
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 6ª edição- Rio de Janeiro. Editora Campos, 2000.
A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração torno-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Seja nas industrias, comércios, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades, instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficiência e eficácia com as pessoas trabalhando em conjunto para conseguir objetivos comuns depende diretamente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.(CHIAVENATO, p. 5)
A Administração,(sic) como veremos adiante, está sendo considerado a principal chave para a solução dos mais graves problemas que atualmente afligem o mundo moderno. (CHIAVENATO, p. 5)
Peter Drucker, autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologias e os recursos disponíveis e potencias e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e países subadministrados. O mesmo ocorre com as organizações. (CHIAVENATO, p. 5,6)
O trabalho do administrador em qualquer organização – seja ele um supervisor de primeira linha ou dirigente Maximo da organização – é essencialmente o mesmo. Qualquer que seja a posição ou nível que ocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. Toda organização, seja ela