Fichamento
RESUMO DO CAPITULO
LIVRO: Redação Científica – MEDEIROS, João Bosco.
11 Edição, SP. Editora Atlas S.A. - 2010
Estudiosos utilizam o metodo do fichamento, para fazer levantamentos bibliograficos, utilizando fichas bibliográficas que serão armazenadas num arquivo de fichas ou pelo computador. O fichamento deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2002.
Os arquivos mais importantes durante a fase de coleta de informações são os arquivos de leitura, de idéias e citações. O arquivo de leitura consiste em tudo que possa servir como embasamento para a pesquisa; o arquivo bibliográfico registra os livros que devem ser estudados, incluindo sua localização.
Um dos maiores obstaculos na utilizaçao das fichas é relativa a metodologia de transição do texto, às anotações bibliográficas, ao dispendio inicial de tempo e para quem não está acostumado a realizar essa pratica, pode ser entediante, porém, poderá ser percebido posteriormente que o pequeno trabalho inicial se reverterá em ganho de tempo futuro quando se precisar escrever sobre o assunto. Não é recomendado o armazenamento de fichas do qual não se tenha nenhum interesse, pois o fichário deve ser antes de tudo funcional.
Todo fichamento é precedido de uma leitura atenta e racional do texto e compreende a capacidade de analisar o texto, separar suas partes e examinar como se interrelaciona com os outros, além da competencia para resumir as idéias do texto.
O primeiro nível desse tipo de leitura cuida do vocabulário das informações sobre o autor, do contexto histórico, socioeconomico e objetivo de texto, a teoria desenvolvida ou conceitos apresentados;examina as idéias centrais, procurando identificar de que se trata o texto, procura também observar como se desenvolve o raciocinio do autor, quais suas teses e provas, enfim, verifica-se o encadeamento das ideias apresentadas.
No segundo nível, o leitor interpreta o que o autor demonstrar; e no nivel seguinte e o da critica , que