Fichamento
“Analisar significa [...] decompor um todo em suas partes, a fim de poder efetuar um estudo mais completo, encontrando o elemento-chave do autor, determinar as relações que prevalecem nas partes constitutivas, compreendendo a maneira pela qual estão organizadas, e estruturar as ideias de maneira hierárquica” (p.27-28).
“[...] passar uma ideia-chave para um conjunto de ideias mais especificas, passar a generalização e, finalmente, a critica” (p. 28).
“[...] isto é verificação dos componentes de um conjunto e suas possíveis relações” (p. 28).
“A objetividade, a explicação e a justificativa são três elementos importantes para se chegar a sua validade” (p. 29).
“A análise divide-se em três partes” (p. 30).
“A primeira é a análise dos elementos, consistindo no levantamento de todos os elementos básicos constitutivos de um texto, visando à sua compreensão” (p.30).
“Análise das relações [...] Tem como objetivo encontrar as principais relações, em estabelecer conexões com os diferentes elementos constitutivos do texto” (p.31).
“A terceira parte é a análise da estrutura. Nela, verificam-se as partes de um todo, procurando evidenciar as relações existentes entre elas” (p. 31).
“[...] assinalar e esclarecer palavras desconhecidas e, em segundo, esquematizar o texto, com a finalidade de evidenciar sua estrutura redacional” (p. 32).
“Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar” (p. 35).
“O seminário, como técnica de estudo, pode ser aplicado em qualquer setor do conhecimento” (p.36).
“As atividades discentes são desenvolvidas de acordo com os assuntos programados sob a forma de roteiros, discutidos e auto-avaliados por todos os participantes do grupo” (p. 36).
“[...] aquilo que se presta à aprendizagem ou se apresenta como apontamento didático para a consulta” (p.36).
“[...] A pesquisa bibliográfica compreende oito fases distintas: