Ficha de citações: uma história social da mídia
“Na primeira metade do século XX, especialmente pela eclosão das duas guerras mundiais, teve início o interesse acadêmico pelo estudo da propaganda.”
“De modo significativo, foi com a era do rádio que o mundo acadêmico começou a reconhecer a importância da comunicação oral na Grécia antiga e na Idade Média.”
“Alguns fenômenos da mídia são mais antigos do que se em geral imagina, como (...) as séries atuais de televisão copiam o modelo das novelas radiofônicas, que, por sua vez, se moldam nas histórias em capítulos de revistas do século XIX”
“O papel da imprensa – e dos jornalistas que vivem dela – sempre foi controvertido. A falta de confiança nos “jornalistas” já era lugar-comum no século XVII. Por sua vez, as acusações sobre “denuncias de corrupção” também são antigas.”
“Os efeitos a longo prazo, especialmente as consequências surpreendentes e involuntárias do uso de determinado meio de comunicação, são mais difíceis de separar, mesmo que haja um distanciamento em razão do tempo decorrido. Na verdade o próprio uso do termo “efeito” é controverso, pois implica um relação de causa e efeito em uma só direção. As palavras “rede” e “Web” já estavam em uso no século XIX.”
“Outro conceito central na teoria pioneira de Innis foi a ideia de que cada meio de comunicação tendia a criar um perigoso monopólio de conhecimento.”
“A visão atual amplamente adotada pelo mundo acadêmico é de que a antiga cultura grega foi moldada pelo domínio da comunicação