Fichamento
Título Geral: Cadernos Metodológicos
Título específico: Conhecimento
Referência:
TRAMONTINA, Robinson. Conhecimento. In DMITRUK, Hilda Beatriz. Cadernos Metodológicos: Diretrizes do trabalho científico. 8. ed. Chapecó: Argos,2012.
(p. 143) O PROCESSO DO CONHECIMENTO: CARACTERIZAÇÃO
O sujeito dentro da sociedade tem a necessidade de compreender o meio em qual vive, para que dessa forma se sinta confortável e seguro. A partir do momento em que entendemos tudo que nos cerca, e eliminamos o desconhecido, podemos entrar em um estado prazeroso e de tranquilidade.
(p. 144) Conhecer é estar adaptado a um contexto. Conforme Tramontina, “Conhecer é ambientar-se”. Possuímos a possibilidade de nos aprimorarmos sempre, pois tudo aquilo que não temos conhecimento, temos capacidade de apreender.
(p. 145) Aperfeiçoamos nossa técnica quando relacionamos o sujeito com o objeto, quando aprendemos a lidar-nos com ele e fazer uso de suas formas. No momento em que temos essa capacidade podemos compreender e evidenciar algo ambíguo.
(p. 146) A REALIDADE E SUAS ESTRUTURAS DE ABORDAGEM
A realidade é o fato concreto, que vivenciamos, é tudo aquilo “exterior ao ser humano e independente dele”. A realidade é autônoma, e essa autonomia lhe garante objetividade, segundo Tramontina.
(p. 148) Senso Comum: é toda a experiência diária que adquirimos, o que está fixo na sociedade, o mesmo conceito sobre algo.
(p. 149) Conhecimento filosófico: é o resultado da reflexão humana. É o conhecimento que busca dar sentido aos fenômenos. Seu princípio de visão é o próprio homem.
(p. 152) Conhecimento religioso: é o conhecimento que tem uma crença, que crê em um ser superior-criador, que se “caracteriza pelos melhores e maiores atributos”. E esse não pode ser verdadeiro nem falso.
(p. 152) Conhecimento científico: é o conhecimento racional e objetivo, que estuda os fatos reais. Que organiza-se através de um sistema de