fichamento
COMTE-SPOVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes,2002
2. Política
Página 27
O ser humano pode conviver com outros seres humanos.
O homem é egoísta, pois não precisa de outros, mas não nega os outros para se satisfazer.
Precisamos da política para defender interesses e para não haver guerras.
Precisamos de um estado por um motivo simples, os homens não são justos e sim por história e cultura. Não se interessar por política é não se interessar por nada, pois dependemos dela para tudo.
Página 28
Política é viver juntos independente com quem, é algo a fim de solucionar as coisas em que não se concordam, a política existe para impedir guerras.
Na política sempre há quem manda quem obedece. Há vários tipos de governo: monarquia, democracia, aristocracia, até mesmo a mistura de todos esses. Fazemos política para defender nossos interesses, para sermos mais fortes.
Página 29
Com o fim da política seria o fim da humanidade, o fim da história. A política é a única paz possível. Sem a política, para Hobbes é, “solitária, necessitosa, penosa, quase animal, e breve”.
Página 30
Política é tomar, consumar e utilizar poder.
A política não é uma atividade que apenas obedece as ordens dos outros. Não haver política é não aceitar parte do seu poder.
A política não ocupa só o bem, há interesse. Se contássemos apenas com a moral, humanismo, caridade, não precisaríamos de política, conseqüentemente, não precisaríamos de policia, leis, tribunais e forças armadas.
Página 31
A política tem pátria e tem fronteiras, já a moral não tem. A moral só existe entre as pessoas, ou seja, ela só existe para a humanidade e a política serve para defender povos e seus interesses.
Se a política não fosse necessária estaríamos mentindo sobre nós mesmos.
Política é sermos egoístas juntos, em conjunto com nossos interesses.
Página 32
Ser solitário é defender os