Fichamento
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
DISCIPLINA: Estética e História da Arte
PROFESSOR: Wagner Castro
NOME: Rafael Costa Abreu Dantas
MARÇO/2015
“Dizer o que seja a arte é coisa difícil. Um sem-número de tratados de estética debruçou-se sobre o problema, procurando situa-lo, procurando definir o conceito...”.___P.1.
“... ’não se pode ler uma história das filosofias da arte sem se sentir um desejo irresistível de ir fazer outra coisa’, tantas e tão diferente são as concepções sobre a natureza da arte”.___P.1.
“Entretanto, se pedirmos a qualquer pessoa que possua um mínimo contato com a cultura para nos citar alguns exemplos de obras de arte ou de artista, ficaremos certamente satisfeitos. Todos sabemos que a Mona Lisa, que a Nona Sinfonia de Beethoven, que a Divina Comédia, que a Guernica de Picasso ou o Davi de Michelangelo são, indiscutivelmente, obras de arte...”.___P.1.
“... Assim, mesmo sem possuirmos uma definição clara e lógica do conceito, somos capazes de identificar algumas produções da cultura em que vivemos como sendo arte...”.___P.2.
“É possível dizer, então, que arte, são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.”.___P.2.
“... Eu nem imaginava que uma história em quadrinhos pudesse ter autor, quanto mais que esse autor pudesse ser chamado artista e sua produção, obra de arte”.___P.3.
“Estas situações mostram-nos assim que, se a arte é a noção sólida e privilegiada, ela possui também limites impreciosos. E a questão que há pouco propusemos, como saber o que é ou não obra de arte, de novo se impõe.”.___P.4.
“Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui