Fichamento
Texto: Yasbeck, Maria Carmelita. O significado sócio histórico da profissão In: ABEPSS; CFESS (orgs).Serviço Social direitos sociais e competências profissionais, Brasília: CFESS/ABEPSS,2009.
- Institucionalização e Legitimação do Serviço Social
“[...] a institucionalização da profissão de uma forma geral, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação. As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirirem expressão política.”(p.129)
- Reprodução das relações sociais
“[...] a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade na vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social.”(p. 127)
- Caráter contraditório da pratica profissional
“Podemos afirmar que o Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses de prevenção do capital, quanto das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho [...] é essencialmente contraditório e na qual o mesmo movimento que permite a reprodução e a continuidade da sociedade de classes cria as possibilidades de transformação.”(p. 128)
“É o desvelamento dessa mediação que vai permitir compreender as políticas socioassistenciais como espaços contraditórios, onde se ocorrem muitas vezes o controle e o enquadramento dos subalternos, também ocorrem a luta por direitos de cidadania e ainda o acesso real d serviços e recursos que essa população não consegue