Fichamento
FICHAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA EM
EDUCAÇÃO POPULAR
_________
*Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Geografia UEA (rgsousa_3@hotmail.com)
FREIRE, Paulo, NOGUEIRA,Adriano. Que Fazer 2ª EDIÇÂO, Editora VOZESPetrópolis 1989, pg.18 a 68.
Que Fazer Teoria e Pratica em Educação Popular (Paulo Freire. Adriano Nogueira)
“Entendo a educação popular como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação cientifica e técnica. (...) é preciso transformar essa organização do poder burguês que esta ai, para que se possa fazer escola de outro jeito...”(Pg.19)
............................................................................................................................................................................
“... a educação popular tem graus diferentes e formas diferentes...” (Pg. a 20)
“É fundamental que haja uma forma de organização mediante a qual esses grupos e movimentos melhor “se armem” através da organização maior do saber que em seus corpos circula. Considero uma conquista esse trabalho metódico. (...)”(pg.26)
“Há lutas populares que são organizadas, são sindicais, são partidárias o regionais. Há outras também. Há lutas cotidianas, lutas diárias de buscar pela água, lutas que têm sua forma de ensinar aprender a sobrevivência. E aí se coloca o desafio de como é que minha inteligência de intelectual se molha nessa luta. Como é que eu vou fazer meu tr4abalho intelectual engravidado dessa tradição de conhecimento?(...) Nossa sensibilidade e nossa competência estão sendo requisitadas para que isso ocorra. Gosto de denominar a isso de paixão de conhecer.* Brota, homens e mulheres que estão em atos de conhecimento. Esse saber organizado se compõe a partir de situações de reconhecimento. (...)”(pg. 27)
“ As pessoas se muda, migra. Sem saber, ás vezes, que o único lugar é mora na favela(...) vêm trazendo seu jeito de falar e sua veia de comunicação.