fichamento
Nesse primeiro capítulo o autor inicia fazendo uma breve analise das dimensões territoriais do Brasil, apontando também que esse território apresenta dificuldades para uma possível aproximação humana e consequentemente uma ocupação por parte de invasores exaltando as questões climáticas do novo continente. P.3.
O autor também descreve geograficamente o território brasileiro e ressalta questões como relevo, clima, vegetação e hidrografia , dizendo assim que todos esse pontos levantados por ele traziam estremas dificuldades para os europeus que aqui chegaram . P.4. 2º Capítulo
No capitulo 2º Caio Prado Junior comenta um pouco sobre o inicio da expansão marítima dos países europeus, sobre tudo as grandes potências marítimas da época, ele volta um pouco ao século XV, onde fala que o transporte marítimo se deu a partir de pequenas rotas comerciais dentro da Europa e que com o passar do tempo surgiram novas rotas que iriam servir para expandi o comercio, além do continente europeu. P.6.
Foi com intuito de navegar por essas novas rotas que os portugueses e espanhóis lançaram-se ao mar , e consequentemente descobriram o continente americano, vale salientar que todas esses acontecimentos estão ligados ao comercio e a economia no continente Europeu, é com a ideia de exploração comercial de uma nova terra , que esses dois países apropriam-se de riquezas desses novos continentes. P.7.
Na parte norte da América os ingleses fazem uma ocupação com o intuito de povoamento ,pois questões politicas e econômicas os fazem vir para essa parte do continente americano, e também é levado em consideração as questões climáticas dessa parte da América assemelha-se com o clima temperado Europeu , lembrando também