analise de scenarios
SENAC – CAMPUS CAÇADOR
MOACIR FERNANDES CANDIDO JUNIOR
JOÃO PAULO COL DEBELLA
ANÁLISE DE CENÁRIOS
CAÇADOR, 2014
1.1 – A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE SETORIAL
Diante da grande concorrência e do acelerada evolução do mercado, cresce erra menos quem planeja melhor sua estratégia, a análise setorial faz com que a empresa, saia de sua fábrica e note as mudanças que não serão afetadas pelo seu esforço.
Esse movimento vem acontecendo desde os anos 90 em que VAVRA, (p. 78) escreveu, que o suceeso das empresas não dependerá apenas da extensão pela qual esla coletam as informações, mas sim da forma que usarão as informações coletadas.
Se torna necessário então fazer um estudo de como está o mercado, os concorrentes o mundo e os hábitos de consumo por exemplo, com isso pode-se ter idéia de qual seu potencial ou quais riscos iremos correr.
Segundo AMBRÓSIO, (pág. 37), diz que é importante lembrarmos que uma das causas de fracasso em planos de marketing é exatamente as informações limitadadas e, muitas vezes, até mesmo incompletas. Caso não seja possível obter informações completas, deve-se fazer estimativas com base em informações parciais.
Ou seja, devemos nos esforçar para obter informações o mais concretas possíveis, e tomar decisões a partir das informações coletadas, dessa maneira teremos os riscos diminuídos e uma direção para que todos trilhem o mesmo caminho e invistam todos os recursos em torno de um mesmo foco.
Para uma análise genérica, usa-se alguns estudos básicos, como por exemplo, História do mercado que atuamos, como ele está se desenvolvendo nos últimos anos, quais os maiores fracassos e os maiores sucessos, fatos importantes, últimas tecnologias, legislaçãoo, quem são os targets que devemos nos espelhar para um dia superaros, e também macrotendências, a mulher no mercado de