fichamento
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII – SENHOR DO BONFIM
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: OZELITO CRUZ ALUNA: INGRID ANNAYNA FÉLIX DA SILVA
FICHAMENTO:
OS DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO PÓS-MODERNO
SIQUEIRA, Elizabeth Stradiotto/ SPERS, valeria Ruede Elias. OS DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO PÓS-MODERNO. (Pag. 155-168)
PÓS MODERNIDADE: CRIANDO CENÁRIOS PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL
“O Conceito de pós-modernidade encontra ampla gama de possibilidades, que ora se aliam ora se colocam de forma contraditória, apontando, inclusive, que não haveria uma ruptura da noção de modernidade, e sim a sua radicalização, uma vez que as estruturas de poder relacionadas ao domínio econômico não se modificaram. De outra parte, a pós-modernidade pode indicar um momento de transição e de busca de um novo projeto. Nesse sentido, mais do que uma estrutura da sociedade, ela representaria um momento de construção valorativa, que daria as bases de uma nova época.” (Pág. 156)
“A ideia introduzida por Beck é a de que quanto mais as sociedades são modernizadas mais os agentes (sujeitos) adquirem a capacidade de refletir sobre as condições sociais de uma existência e, assim, de modifica-la. Contudo, não no sentido de uma reflexão intencional (auto reflexiva), mas especialmente em decorrência dos riscos que essa modificação produz na sociedade, modernização esta definida pelo autor como ‘’ autonomizada’’.” (pág. 156)
“A modernidade é inseparável dos sistemas abstratos que propiciam o desencaixe das relações sociais através o tempo e do espaço e se estendem sobre a natureza socializada e o universo social.” (Pág. 157)
“O termo pós-modernidade surge para designar a cultura produzida numa sociedade cuja evolução tecnológica se põe além da produção industrial de bens materiais. Se a