Fichamento
O objetivo do autor em seu livro é desvendar os mistérios de indivíduos que em estão em medida socioeducativa de privação de liberdade e cumprindo sua pena. A temática do livro gira em torno da busca de um maior entendimento do que leva a esses cidadãos tomarem atitudes e decisões que os fazem pagar muitas vezes por uma vida inteira. É polêmico discutir os motivos que os levam a tais situações: Pobreza extrema? Desigualdade social? Estrutura familiar? Discriminação? Desemprego? Politicas sociais falidas...?
Embora esse assunto sempre seja muito polemico, é fato que entre mundos diferentes o conjunto de motivos que os levam a essa situação sejam muitas vezes opostos, uma vez que o garoto desvalorizado da periferia é pego com uma “certa” quantidade de droga, levado a cárcere e sujeito a cumprir a medida socioeducativa, quando ele se reintegra a sociedade não tendo nada a perder, a probabilidade de voltar a cometer esses mesmo atos infracionais é enorme, que o levaram novamente a mesma situação do cárcere, e os motivos que ele teve para realizar novamente os mesmo atos, não vão parar de se repetir, uma vez que levamos a situação da periferia como pessoas perdidas e tempo perdido, ela sempre será vista assim, enquanto que o garoto da classe alta é pego com essa mesma quantidade de drogas, por motivos distintos ao individuo anterior –quase sempre, irá para a melhor clinica e terá sua vida socialmente reestruturada.
Pág. 51 “A problemática aparece na contraposição do sujeito desvalorizado e do objeto valorizado. A criança pobre, nascida e criada na periferia da cidade, carrega em sua aparência imediata o que a identifica como membro de uma classe social desprovida.”
Pág. 59 “[...] o crime vem pela falta de emprego, a miséria e a luta pela sobrevivência, a falta de oportunidade de prestar vestibular para ser alguém no futuro de