Fichamento
“A sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno”. página 07.
Relaciona-se ao contexto em que se insere. A análise do presente é, portanto, fundamental, pois permite que se obtenham vestígios do passado e uma ideia do que há de vir no futuro.
A sociologia surge em meados do século XIX, quando o mundo passa por diversas transformações histórico-sociais. A burguesia, operariado, economia de mercado, mais-valia, busca pelo capital fazem parte desse cenário.
O capital, um dos principais símbolos da modernidade, é o grande motivador dacivilização e marca uma nova fase da humanidade, ressaltando as divergências entre presente epassado.
Princípios Explicativos, página 91.
Correntes do pensamento filosófico tais quais: liberalismo, jacobinismo, conservantismo, romantismo e evolucionismo, precursores das ciências sociais do século XVIII e XIX, tiveram certa influência no surgimento desta.
Trazer análises dos campos das ciências físicas e naturais para o campo sócio-histórico-cultura foi e continua sendo um método utilizado por sociólogos.
No entanto, era de extrema importância para criar novas linhas de pensamento, garantir certa originalidade aos fatos sociais.
Os dois métodos podem ser considerados importantes no desenvolvimento da sociologia, fazendo com que esta se preocupe tanto com o processo de conhecimento quanto com a análise da realidade.
Por estar comumente de acordo a filosofia utiliza da dualidade como meio de reflexão. Parte e todo, aparência e essência, singular e universal, sincrônico e diacrônico, etc.
A sociologia divide-se em várias tendências e escolas, ora se preocupa com as ciências naturais e físicas, ora analisa a história e espírito, por vezes privilegiam a intuição e cotidiano como meio de análise.
Apesar das diversas linhas de pensamento, se reduz a três princípios básicos: causação funcional (Comte e Durkhein), conexão de sentido (Weber) e contradição (Marx, Engels, Trotsky), que sintetizam as mais