fichamento
CURSO DE PSICOLOGIA 1° Período Psicologia
Fichamento
Teófilo-Otoni, Setembro 2014.
Fichamento
(Trabalho destinado ao Professor de Português Mauro, fichamento sobre o texto “Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?”
Teófilo-Otoni, Setembro 2014.
FICHAMENTO
Citação da fonte
WEDDERHOFF, Elísio; EDUCAÇÃO EMOCIONAL: Um novo paradigma pedagógico? Santa Catarina S/D
Esquema interpretativo
1 Educação Emocional
1.1 Introdução
Stephen J. A. Gould afirma em seu livro a falsa medida do homem, que “não há nada em medições matemáticas que garantam a possibilidade de avaliara à inteligência de um individuo” (Gould in Smole, 1996,19).
E essa nova visão acerca da inteligência é hoje fundamentada, principalmente, nas teorias de Haward Gardner (inteligência emocional). O objetivo dessa teorias não esta centrado na preocupação em mensurar a inteligência, mas sim, em otimizá-la. E isso implica, segundo a teoria de Gardner, na observação das fontes naturais de informações (do próprio meio social), como mecanismos de desenvolvimento das capacidades importantes para a vida. Da mesma forma, Goleman concebe as emoções como instrumento de aperfeiçoamento da inteligência. E isso fica bastante evidente, considerando que o principal objetivo deste novo paradigma tem como premissa o crescimento emotivo-intelectual do ser humano. Embora os estudos acerca da inteligência e educação emocionais sejam relativamente recentes, parece inegável tratar-se de um processo de caráter psicopedagógico, derivado dos próprios processos de evolução da sociedade, da família e escola. A função de assumir o papel de “alfabetizadores emocionais” antes exercidos intuitivamente, agora está