fichamento
“Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciência.” (p.09).
“Essas explicações de senso comum. Se as mesmas perguntas tivessem sido formuladas por um físico talvez as respostas fossem um pouco mais detalhadas.” (p.10).
“Observemos que há mais detalhes nas explicações do cientista do que nas explicações do homem da rua. Todavia nem sempre a diferença entre as duas classes de explicações é tão grande.”
“Mas essa diferença ainda é significativa”. O homem da rua explica certos fatos por meio de conhecimentos que também são do senso comum. Os cientistas tentam encontrar explicações que sejam mais profundas, que estejam baseadas em conhecimentos exatos, mas precisos”.(p.11).
“O traço que marca a diferença entre o cientista e o não cientista é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento.” (p.12).
“O conhecimento cientifico é critico. Ainda que sua origem seja a experiência, esse conhecimento não ficou grudado a ela de modo de modo incondicional. Enquanto o senso comum habitualmente cinge-se aos dados imediatos, ou então, procura explicações nem sempre profundas, o conhecimento cientifico procura bases sólidas, justificações claras e exatas [...]” (p.12)
“O conhecimento cientifico é organizado. O cientista tenta construir sis temas de conhecimento, embora seus anseios nem sempre possam ser coroados pelo sucesso[...](p.13)
“O conhecimento cientifico é prognosticador. Baseado em certos “princípios” ou “leis”, o cientista pode predizer até mesmo com certeza de que maneira acontecerão certos fatos futuros [...]” (p.13)
“O conhecimento cientifico é geral. É conhecimento de conjuntos ou classes de fatos e situações, e não apenas de determinados fatos isolados. O conhecimento de que nosso cabo de aço conduz a eletricidade é individual, mas é justificado pelo conhecimento geral de que todo corpo