COMPLEXOS DE COBALTO
Com essa prática teremos a obtenção de complexos de cobalto, com as reações de cloreto de cobalto (II) com álcool etílico e água.
INTRODUÇÃO
Podem-se encontrar os minérios de cobaltos associados com o sulfeto de cobre (II). O cobalto é usado principalmente em ligas com o ferro.
O cobalto encontra-se na tabela periódica como um metal de transição do bloco d, sendo assim no contexto deste bloco o termo complexo significa um átomo central ou íon rodeado por uma série de ligantes.
Em solução, os íons metálicos livres são coordenados pela água ou por outros ligantes.
OBJETIVO
Está prática vem ter o seguinte objetivo, observar a mudança de coloração como evidência de reação química e mostrar as moléculas de águas que estão ligadas a esses metais de transição.
METODOLOGIA
Materiais e Reagentes
4 Becker de 100ml;
6 Tubos de ensaios grandes;
1 Balão volumétrico de 25ml;
Uma pipeta de 5ml;
Cloreto de cobalto (II);
Álcool etílico;
Estufa.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTOS
Separou-se 3 Becker de 100ml e adicionou-se em cada um deles 5ml de álcool etílico.
Adicionou-se uma gota de solução aquosa 2mol/l de cloreto de cobalto (II), em cada Becker e observou-se a cor da solução.
Ao segundo tubo, adicionou-se 4 gotas de água e no tubo de número três adicionou-se 6 gotas de água.
Fazendo a anotação da mudança de cor de cada tubo de ensaio.
Utilizou-se uma solução de cloreto de cobalto (II), para escrever algumas palavras em folhas, secaram-se os papeis na estufa.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Ao adicionar a gota de solução aquosa de cloreto de cobalto (II) no álcool etílico, observa-se a mudança de coloração de incolor para azul, isso ocorre devido às três moléculas de álcool estarem coordenada como mostra a reação abaixo.
[Co(H₂O)₆]²⁺+3C₂H₅OH→[Co(H₂O)(C₂H₅OH)₃]+5H₂O
Quando duas moléculas apenas de álcool etílico a cor será lilás, isto acaba acontecendo quando se adiciona 4 gotas de água, como