Fichamento
Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em consequência, sobra óleo. Não haveria algum meio de transformar esse excesso de óleo em mais gasolina? A resposta é sim, bastando quebrar, por exemplo, uma molécula de óleo com 16 átomos de carbono em duas moléculas com 8, que correspondem à gasolina.
3
8 - O gás de aterro sanitário ou Biogás é produzido durante a decomposição de substâncias orgânicas provenientes de lixo municipal e é composto por metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N2). Com um poder calorífico de aproximadamente 5 kWh/Nm3, o gás de aterro é um combustível de alto valor para motores a gás, podendo ser usado efetivamente para geração de energia. Se o gás for coletado constantemente e de forma controlada, os valores médios da sua composição química se darão da seguinte forma:
Metano (CH4): 40 – 50%
Dióxido de carbono (CO2): 35 – 45%
Nitrogênio do ar (N2): 05 – 15%
Oxigênio do ar (O2): 01 – 03%
Vapor de água (H2O): saturado
Vantagens:
O gás do lixo desperdiçado é convertido em fonte de energia renovável.
A liberação de metano (CH4) para a atmosfera é reduzida ou eliminada, metano é 21 vezes mais prejudicial para o aquecimento global do que o dióxido de carbono (CO2).
O gás de aterro representa uma alternativa para os combustíveis convencionais;
Muito eficiente para a geração de energia com motores a gás
A energia gerada através da queima do gás de aterro não é tarifada pela utilização da rede de