fichamento
Design de marcas
Jay Doblin
Palavra-chave
Recorte do texto
Observações
Marca.
Página 191
“A marca é uma letra, palavra, desenho ou símbolo que serve para identificar o produtor ou proprietário, normalmente com propósitos comerciais. No entanto, essa afirmação simples não explica como a marca funciona como meio de comunicação.”
Desta forma, a marca é uma representação simbólica de alguma empresa. Algo que permite identificar de modo imediato.
Símbolos.
Página 192
“Os recursos por meio dos quais nos comunicamos apoiam-se em dois tipos de símbolos: seqüencial linear e presentacional. Os símbolos seqüenciais lineares são formados de letras que incluem o verbal e numérico. Os símbolos presentacionais são recursos visuais que incluem modelos, fotografias, desenhos, esboços etc.”
As marcas podem ser criadas por símbolos seqüenciais lineares ou presentacionais. Sendo o símbolo seqüencial linear composto por letras ou números, ou presentacional composto por qualquer imagem.
Marcas comercias
Página 193
“As marcas comercias podem ser divididas em duas categorias: logotipos, formas de letras desenhadas de maneira inconfundível; e grafismos, designs gráficos inconfundíveis.”
Qualquer marca comercial apresenta esses elementos, ou a combinação deles.
Marca comercial mista.
Página 194
“A construção de uma marca comercial mista é um erro fundamental no processo de comunicação da identidade de uma marca.”
Uma marca mista pode causar uma imagem poluída, confusa.
Escala.
Página 194
“ A escala da ambigüidade é montada como uma simples inversão do real para o simbólico (R= 1/S). À medida que o real diminui , o simbólico aumenta, e vice-versa. Observe que a escala ascendente não alcança o ponto mais baixo da extremidade do real. Isso porque o observador sempre acerta algo a tudo aquilo que percebe.”
É necessária uma grande contribuição da pessoa que está vendo, para participar da escala do simbolismo do que