fichamento
Manual para a inspeção da qualidade do leite
02
TRONCO, Vânia Maria. Manual para a Inspeção da Qualidade do Leite. 3ª edição. Santa Maria: editoraufms, p. 11-25, 2008.
11 a 16
17 a 21
22 a 25
Leite é caracterizado como o produto normal, fresco, integral, oriundo da ordenha completa de vacas sadias. Este contém alto valor biológico, sendo um dos alimentos mais completos. Para completar as informações descritas devemos primeiramente conhecer o mecanismo de produção do leite, ele tem origem na glândula mamaria e esta por sua vez é dividida em quatro unidades independentes chamados de tetos, por uma ação hormonal o leite é forçado a descer dessas estruturas, pelos canais até o úbere. Os hormônios que participam deste processo são: prolactina, o hormônio do crescimento e o hormônio placentário lactogênico. Após os alvéolos esvaziados, as células secretoras do leite reiniciam a produção de mais leite. É de suma importância que a ordenha seja feita sem gritos, dores, mudanças na rotina do animal, pois caso contrário o leite é escondido pelo animal e a ordenha não poderá ser realizada.
Quanto à composição do leite, este se constitui de água (principalmente), gorduras, proteínas, carboidratos e uma pequena parcela de substâncias minerais (sódio, potássio), substâncias hidrossolúveis e vitaminas (A, D,E e K), porém existem vários fatores que podem alterar as características físico-químicas do leite, por exemplo, o tratamento térmico.
O leite da vaca apresenta 3,2 a 3,5% de proteínas, a lactose equivale a 4,7 a 5,2 g%, as gorduras constituem 35g/litro, os minerais compõem 7,5g/litro, além disse devemos ressaltar que o leite é uma importante fonte de cálcio. Devido aos vários benefícios da ingestão deste alimento recomenda-se que ele seja consumido em todas as idades.
Aryadne Andiara Alves
C:\Documents and Settings\Aryadne\Meus documentos\Tecnologia em Alimentos